Uma oração de Davi

O Salmo 101 é uma oração de Davi, uma oração sincera, muito prática. Como toda oração, é um pedido a Deus e deve ser acompanhada do meu desejo em cumprir a oração, muito mais que desejo, deve incluir planos e itinerários em minha vida que possam perseguir o cumprimento dessa oração a Deus.
Os verbos estão na primeira pessoa, mostrando a minha intenção real naquilo que estou pedindo. Cantarei/louvarei o amor e a justiça é o meu pedido a Deus, assim como eu oro: “santificado seja o teu Nome”; em todos os aspectos de minha vida. Buscarei viver de modo inculpável; essa busca deve ser inteligente, vou colocar minha mente e fazer planos para viver com integridade (integridade é estar inteiro, sem manchas ou rachaduras onde se escondam aspectos obscuros).
Cuidarei para onde eu olhar (v.3) (olhos são a luz do corpo – Lucas 11.34), os olhos mostram o caminho que vou seguir, os olhos determinam meus desejos que serão realidade muitas vezes; por isso, rejeitarei ideias perversas, não ouvirei fofocas e maledicências (v.5), nem vai me influenciar quem se acha melhor que os outros. Vou procurar ativamente estar em comunhão com pessoas fiéis a Deus (versículos 2-3x Salmo 1.1), não contratarei empregados desonestos e em minha casa as portas somente estarão abertas para pessoas que possam exercer boa influência (v. 6-7).
A minha luta contra o mal se estenderá até à minha comunidade.
Esses são os desejos do meu coração? Se no meu íntimo, eu perceber que, na realidade, não quero que se realize essa oração; devo pedir a Deus que transforme o meu coração, que eu queira o que Deus quer, que haja uma transformação em minha vida.
Bom feriado a todos. Deus nos abençoe.